sábado, 6 de dezembro de 2008

Boas mini-férias, oh gentes

- Pai, preciso de fazer um trabalho para a escola, mas preciso de saber o que é "política".
- Bem, política envolve Povo, Governo, Poder económico, Classe trabalhadora, Futuro do país.
- Não percebi, podes explicar?
- Vou usar a nossa casa como exemplo: Sou eu que traz dinheiro para casa, sou o poder económico. A tua mãe administra, gasta o dinheiro, por isso é o governo. Nós os dois tratamos das tuas necessidades, João, tu és o povo. O teu irmão que acabou de nascer é o futuro do país e a Glória, a empregada interna, é a classe trabalhadora. Fácil, não?
- Mais ou menos, pai. Vou pensar.
Naquela noite, acordado pelo choro do irmão, João, foi ver o que havia de errado. Descobriu que o irmão estava com a fralda suja. Foi ao quarto dos pais e viu que a dormia profundamente. Por fim foi ao quarto da Glória, e viu, que o Pai estava com ela na cama... Chamou por eles, bateu à porta, mas sem sucesso. Voltou para o quarto e adormeceu.
Na manhã seguinte, ao pequeno-almoço, disse:
- Pai, acho que entendi o que é política...
- Óptimo João! Explica-me por tuas palavras.
- Bem, acho que é assim: enquanto o poder económico fode a classe trabalhadora, o governo dorme profundamente. O povo é totalmente ignorado e o futuro do país fica na merda!

4 comentários:

filipe m. disse...

E onde andavam os deputados do PSD?!

m.camilo disse...

Por aí....

Patricia Lousinha disse...

Como todos, andam sempre todos por aí...

Paulo M. disse...

Eu até acho que "eles andem aí...."